A epistemologia do Colégio Jean Jacques Rousseau dentro dos fundamentos dos direitos humanos visto como um marco, por estabelecer princípios e valores universais a serem respeitados pelos estados. “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos “A construção e reconstrução da
pessoa a uma sociedade autônoma e equilibrada, por meio da interação tríade:
- Bondade, firmeza e competência.
- Somos uma escola que trabalhamos baseadas dentro dos princípios éticos.
- Morais e cristão .
O objetivo de gerar a apropriação e transformação do conhecimento, possibilitando, desta forma, o reconhecimento da interdependência dos seres humanos.
Paradigma Progressista
O Paradigma Progressista possibilita a vivência no coletivo, onde o homem é o sujeito transformador e construtor da realidade, considerando que cada indivíduo tem sua visão de mundo. O papel do educador é o de ser mediador, facilitador, inspirador e autoridade, provocando no educando o encantamento na busca do conhecimento. Essa relação tem que garantir o fluxo de energia, a manutenção do diálogo, propor situações-problema e desafios e desencadear reflexões que considerem a dialética, o processo, as relações e as interdependências das situações, sendo a avaliação contínua, processual e transformadora.
Protagonismo do Estudante
Romper com um aprendizado passivo, mesmo quando a tecnologia está presente, é essencial para começar a mudar a maneira com que se aprende. Em segundo lugar, ter à disposição um currículo que, além de apresentar novos conhecimentos reforça o desenvolvimento de habilidades e acredita que a escola pode encontrar um caminho para se conectar cada vez mais aos estudantes.
“A escola é território potente e importantíssimo para que estudantes desenvolvam competências para protagonizarem a própria história, transformar a realidade e exercer a cidadania ativa, construir caminhos e oferecer condições para a promoção da autonomia passa pelo acreditar na potência dos estudantes – com olhar apreciativo e entusiasmado.
“É pelo construir espaços de diálogo e participação; por proporcionar oportunidades para a conexão com a vida real, a resolução de problemas e a tomada de decisões. Ser a escola que é ponte para grandes possibilidades.”
‘Protagonismo do estudante ganha força quando refletido no currículo”
Metodologias Ativas
Preparar o estudante de hoje para entender o mundo ao seu redor não é uma tarefa que vai ser resolvida do jeito que a escola sempre foi e sempre se comportou. É preciso encontrar metodologias que proporcionem o protagonismo e ofereçam ao professor maneiras acolhedoras e eficientes de alcançar os diferentes ritmos de aprendizagem, sem deixar ninguém para trás.
Tal tarefa somente será possível com professores bem formados capazes de entender em quais momentos do currículo a diversificação é necessária para superar dificuldades comuns a toda a turma ou específicas de cada estudante.
Educação Antirracista
Superar as lacunas já conhecidas e ampliadas pela pandemia da Covid-19 implica atuar decisivamente contra a desigualdade racial do sistema educacional. Esse trabalho passa diretamente pelo reconhecimento de uma série de atitudes e posturas presentes no cotidiano da escola que evidenciam o racismo estrutural da nossa sociedade.
“A educação antirracista deveria ser parte intrínseca do currículo em todos os anos, entretanto, nosso histórico apagou essa possibilidade, tornando necessário um esforço do educador para que o tema entre de fato nas escolas”, diz Suzane Jardim, professora e historiadora especializada em questão racial.
Tecnologia
As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em nossas vidas e, por isso, precisam ser abordadas nas escolas. Para integrar esses recursos de forma crítica e significativa na sala de aula, no entanto, nosso colégio é necessário que educadores tenham suas competências digitais desenvolvidas.
Com a implantação do sistema de ensino digital geekie one foi fundamental neste novo cenário, o colégio criou oportunidades para que educadores tenham suas competências digitais desenvolvidas e consigam integrar esses recursos de forma crítica e significativa na sala de aula.
Projeto de Vida
O propósito do Projeto de Vida enquanto componente curricular é estabelecer uma ponte entre quem o estudante é hoje e quem ele deseja ser no futuro.
Nesse sentido, a prática pedagógica desse estudo busca incentivar o jovem a explorar as suas paixões além das salas de aula, estimulando o protagonismo para moldar o próprio destino.
As aulas objetivam auxiliar o aluno no entendimento, de forma mais profunda, de quais são os seus interesses pessoais, profissionais e sociais, que juntos compõem a sua identidade.
Inclusão e Diversidade
A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas é o primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado sempre que necessário. Todavia são atendidas pessoas com universos e características diferentes sendo alunos com deficiência física, sensorial, mental, múltipla, dificuldade de aprendizagem, superdotados e os ditos “normais”, onde cada um possui suas particularidades, o docente deverá estimular a dignidade, promover o respeito e a ética, oportunizar espaço, oferecer criatividade e liberdade de expressão, para que possa haver um desenvolvimento, uma educação correspondente ao esperado, na perspectiva do direito de toda a educação, ou seja, inclusão social.
Educação Socioemocional
A pandemia mostrou que trabalhar somente a questão das competências – que normalmente são chamadas de cognitivas – não dá conta de preparar um estudante para viver e conviver na contemporaneidade.
Tendo a família como parceira, a escola precisa realizar um trabalho intencional que olhe e que desenvolva de forma muito estratégica essas múltiplas dimensões desses estudantes, sendo alguém que aprende, que tem afeto e que é afetado, alguém que tem a sua religião e sua crença, que tem a sua história e que precisa ser valorizado. “É olhar para esse indivíduo e pensar no desenvolvimento pleno que se dá via educação integral”.
Combate às Drogas e ao Bullying
O Colégio Jean Jacques oferece aos educandos, a título de prevenção e conhecimento, palestras, cursos e vivências sobre o tema Drogas e Bullying e uso das redes sociais. Estes encontros são oferecidos dentro do ambiente escolar para que toda a comunidade participe e possa, inclusive, colocar em prática os temas discutidos.